terça-feira, 9 de maio de 2017

A Psicoterapia - Um Caminho de Mudança

Nós humanos, nascemos, crescemos e vivemos numa imensidão de vinculos. Vinculos esses que dão sentido à nossa vida e que nos transformam pelas várias emoções que nos permitem sentir, sejam elas boas ou menos boas. 
Somos Seres de ambientes vinculares, desde a 1ª infância até à terceira idade. Ao longo de todo este processo, encontramos dificuldades vinculares que precisamos de esclarecer/resolver para que possamos continuar a nossa caminhada.

Precisamos de ter coragem para atravessar o tunel. O tunel da psicoterapia. Para se ver luz, é preciso ter coragem de nele entrar. De se arriscar. De se exporem emoções. De se tocar nas amarguras e nas inumeras acidez sentidas ao longo daquela que tem sido a nossa caminhada. Mas é preciso ir. Vale tudo menos ficar parado. Vale tudo menos desistir. Ao longo da passagem pelo tunel, reconhecem-se padrões de comportamento, atitudes, pensamentos e sentimentos. Tudo é e será questionável. E é com a questão que tudo começa!



É no espaço psicoterapeutico, através de uma relação saudável entre um profissional qualificado e éticamente comprometido que vai começar essa viagem. Pode ser demorada, mas tudo começa com o primeiro passo, e quanto mais se adiar, mais se prolongará tudo. Desde o sofrimento ao não saber viver.

É através do vinculo terapeutico que todo este processo se torna favorável. E todo este processo precisa de disponibilidade. Disponibilidade para se aceder a um Eu que pode estar desse lado a precisar de ajuda. Estará disponivel? Antes de iniciar qualquer processo terapêutico, é deveras importante sentir/perceber qual é a resposta a esta pergunta!

28 comentários:

  1. Gostei muito do seu post! Esta pergunta que você deixou é bem difícil de responder rsrs!! A gente, na vida, tem a mania de achar que tudo deve ser rosas, né. A vida tem os desabores que também fazem parte dela e encará-la requer maturidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marli.

      Muitas das vezes, a maturidade pode vir acompanhada da resposta "estou disponivel" :) é nesse momento que a psicoterapia fará todo o sentido :)

      Eliminar
  2. Oi
    A vida nem é o que queremos, mas não importa. Pois são estes altos e baixos que nos ensinam, esta professora é a vids.
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Desde que esses altos e baixos não interfiram negativamente com o nosso bem-estar, tudo bem :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Sempre me auto-analizo, procuro os motivos por trás dos meus pensamentos e ações (ou pela falta de), mas não me sinto preparada para conversar sobre isso, mesmo com um profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madame Brasil,

      Perante um profissional de saúde mental, essa ideia muitas vezes, rigida, com que se chega, desaparece passadas pouquissimas sessões :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Todos precisamos de ajuda, é preciso reconhecer e dar o primeiro passo! ótimo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reconhecer ou ser reconhecido por alguém significativo, é o primeiro passo :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Estou fazendo uma série de posts baseados nos problemas que eu mesma tenho atravessado por depressão e ansiedade. A terapia ou psicoterapia pode ser indigesta muitas vezes, mas é necessário para descobrir nosso caminho de volta para voltar a viver com qualidade. Muito bom post!

    Bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Psicoterapia pode ser "indigesta" mas não precisa de o ser. Para isso, é preciso conseguir perceber que o que foi vivido em anos não pode ser resolvido em dias, e por esse motivo, é preciso saber tocar nos pontos certos, nos momentos certos também :) e nós enquanto profissionais de saúde mental, sabemos fazê-lo :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu sou super adepta a psicoterapia, acho que quando o profissional é qualificado ele ajuda demais. O grande prroblema está em achar esses profissionais qualificados rs confesso que é a parte mais dificil e que as vezes até desanima rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Érica,

      Infelizmente essas experiências menos positivas acontecem. Contudo, vale tudo menos desistir :) felizmente também existem bons profissionais, com amor a esta arte!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi Rita, tudo bem?

    As mudanças são algo necessário para a nossa vida, não podemos nos prender a um caminho, a uma ideia, a um tipo de vida. Devemos nos libertar e experimentar os mais diversos caminhos e isto é algo realmente difícil de por em prática, mas é algo que venho tentando! Não conhecia a psicoterapia, muito legal o post!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice,

      Muitas das vezes, é necessária essa oritentação que parece estar ausente, e é aí que entra o profissional de saúde mental.
      De acordo com o que escreve, dá para sentir que psicoterapia, para si, faz todo o sentido :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Oie, tudo bem? Acredito que grande parte das pessoas deveria fazer terapia. Querendo ou não sempre temos algumas situações ou sentimentos que não foram bem resolvidos. O ser humano é complexo e as vezes se perde em meio as situações do dia a dia. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Érica.

      O Ser humano é deveras complexo. E muitas vezes precisa de ser oritentado para conseguir elaborar caminho. E como o caminho se faz caminhando, importante é dar o primeiro passo.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Oi. Adorei esse seu post e, na realidade é um processo muito longo até chegarmos à conclusão que realmente precisamos de ajuda e que estamos disponíveis para recebê-la. Tem gente que nunca chega lá, infelizmente e acaba por nunca receber essa ajuda, por mais que ela lhe seja dada...

    BeijinhoBom
    Magianaspalavrasbypaula.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Paula.

      Infelizmente, há muitas pessoas que não chegam a ter consciência deste processo de ajuda, e infelizmente também, há quem não se aperceba (à sua volta).
      Olhares mais atentos fariam toda a diferença em tantas e tantas situações.
      E a disponibilidade é, sem duvida, o caminho :)

      Beijinho

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Verdade Elisangela :)
      Ainda bem que foi do seu agrado.

      Beijinho e bem-vinda!

      Eliminar
  11. Oi, adorei o post.
    já fiz psicoterapia e pra mim funcionou muito bem sofre de Transtorno de ansiedade generalizada e repcisei me cuidar, uma das coisas foi fazer terapia, super me ajudou.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Helena,

      Ainda bem que aceitou fazer psicoterapia. Até mesmo quem não precisa, devia precisar :) Haverá sempre algo para resolver.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Oi,
    Gostei muito do seu post.
    Muitas vezes temos problemas que nós mesmos não conseguimos entender. E com a ajuda de um psicólogo conseguimos nos abrir e chegar ao final da questão.
    Abrçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MArcia,

      É mesmo aí que o papel do psicólogo é fundamental. Para um maior entendimento da questão que até determinada altura, parecia simples. No final, tudo fará sentido.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Que texto lindo!
    Super me identifico com a parte "Para se ver luz, é preciso ter coragem de nele entrar". Tenho vontade de um dia fazer psicoterapia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dri,

      Se tem essa vontade e necessidade, para ver essa luzinha, só precisa de dar o primeiro passo. Boa sorte :)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Eu sou adepta de psicoterapia e indico a todos. Sempre tive problema com depressão, personalidade forte e isso me atrapalhou na vida, no casamento. Ai resolvi fazer terapia individual e depois de casal e isso mudou minha vida, pois me fez enxergar o mundo com outros olhos. Hoje, consigo lidar com as situações e, principalmente, me conhecer, me aceitar...Sou extremamente grata pela minha Terapeuta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fantástico e é um orgulho o sucesso terapêutico desta profissão!
      E são pessoas como a "Baú das Resenhas" que ajudam os outros a entender a importância da psicoterapia, uma vez que infelizmente, ainda há informação que chega distorcida aos demais.
      Obrigada pelo seu comentário.

      Beijinhos

      Eliminar