quinta-feira, 4 de maio de 2017

Adolescência - Momento de Mudança!



Quando pensamos ou ouvimos falar sobre a Adolescência remete-nos a pensar no conceito que lhe está associado. 


Mas afinal, o que é isso da Adolescência? 


A adolescência deriva do termo adolescer, da origem latina <adolescere>, que etimologicamente significa crescimento, aplicando-se especificamente ao período de vida compreendido entre a puberdade e o desenvolvimento do corpo, podendo fixar-se entre os 13 e os 23 anos, e estender-se até aos 27. 


É um período em que ocorre um importante processo de transformação a nível anatómico, fisiológico, psicológico e social, sendo uma das fases mais importantes da vida do ser humano , e uma das fases mais difíceis de entender para os Pais destes adolescentes, que muitas vezes, criam obstáculos ao seu crescimento e níveis de compreensão rasteiros neste processo tão delicado que é a adolescência, fazendo com que os seus filhos adolescentes se refugiem noutros meios (normalmente na rua), devido à falta de compreensão que por eles é sentida dentro de casa.



Este é um momento em que o adolescente não sabe onde começa e não sabe onde acaba. Tudo o que é novo lhe parece estranho. É um turbilhão de emoções, conflitos, desequilíbrios e instabilidades extremas, e o conforto e a compreensão serão as suas melhores armas para que possa ultrapassar esta fase de extrema fragilidade. Considera que o seu filho pensa que sabe tudo e não aceita uma opinião? Não reaja de forma impulsiva, porque esse é o maior desafio do seu filho. Ele só o desafiará se você, como pai, o desafiar pela imposição. Ele precisa de aprender a escolher, sem que a escolha seja sua. Deixe-o “livre”, sem contudo, o perder de vista. Abra o seu coração, para que ele abra o dele também.


É um momento em que ele vive uma enorme turbulência derivada de todo o processo transformacional que suscita conflitos que até há tão pouco tempo dependiam dos pais, mas agora ele não tem noção de onde começa e de onde termina o seu próprio corpo. O jovem passa agora por um período evolutivo de um estado de dependência para uma condição de autonomia pessoal e de uma condição de necessidade de controlo externo para o autocontrolo. O mundo do jovem transforma-se e a crescente autonomia abre as portas para uma imensa diversidade de escolhas e decisões.


Quando se fala em Adolescência, fala-se sobretudo na criação de um novo universo objetal, relacional, identitário e identificatório. Universo marcado por transformações na relação entre o Eu e o(s) outro(s), vividas com grande turbulência e que impõem um processo criativo e uma relação de ligação e de comunicação entre o interno e o externo, entre o conhecido e o desconhecido, entre o desejado e o temido.


“Tudo é novo e fugaz: o mundo, os pais, ele próprio”. O adolescente procura um sentido e um nome para a vida que efemeramente parece ter saído do seu controlo. Muitas vezes a adolescência não permite apenas as vivencias que lhe estão inerentes, mas pode ser vista como uma possibilidade de solucionar os conflitos da infância. Antes de ser adolescente o jovem foi uma criança, e toda a sua história faz história, faz vida e será responsável pelo processo de criação do seu verdadeiro EU.


Antes de mais nada, a imagem que os adolescentes nos dão é o reflexo do mundo dos adultos com quem vivem, é importante que nunca se esqueçam disto. O adolescente vive numa dialética que por vezes é sentida como insuportável. Querer crescer e querer regressar; Depender e autonomizar-se; fazer o luto da bissexualidade infantil e o despertar da heterossexualidade adulta.




Retenha apenas uma coisa: um equilíbrio estável neste período seria anormal.

14 comentários:

  1. Obrigada por tudo aquilo que é expresso. Era bom que todos os pais, compreendessem melhor os seus filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário positivo 😊
      É para que os pais possam vir a compreender os seus filhos que me debruço em temas como este. Apesar da sua complexidade, o amor é capaz de superar muita coisa.
      Mas nem todas nascem com esse dom maternal 😊

      Beijinho

      Eliminar
  2. Tudo o que escreve é sem duvida uma mais valia!

    ResponderEliminar
  3. a adolescencia é uma fase realmente de varias mudanças eu estou passando por isso e as vezes me sinto bem complicada

    ResponderEliminar
  4. Adolescência é uma fase muito difícil, pois os adolescentes eles acham que tudo é fácil, eles querem viver tudo de um só vez.Mas isso faz parte dá fase, adolescência é mudança, alguns mudam pra melhor mas outros não.Os pais precisam conversar está sempre perto deles pra ajudar a entender essa fase que é muito complicada. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. já passei a adolesceria à algum tempo mas tenho dois irmãos que o estão a passar e é, realmente uma fase de várias mudanças e na qual temos de ter paciência pois também não é fácil para eles.

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  6. oi
    A Adolescência é uma fase complicada, passamos por mudanças e temos varias duvidas.Não é muito fácil,mas no fim tudo dá certo ;)
    bjo

    ResponderEliminar
  7. É a fase mais difícil do desenvolvimento humano! Todos passamos por isso e sabemos bem como é.Mas com acompanhamento , paciência e amor, um bom diálogo creio que tudo se encaminha da melhor maneira!

    ResponderEliminar
  8. Adolescência demanda muita paciência, da parte de quem passa por ela e de quem faz parte do convívio desta pessoa. Cada vez mais vejo a importância de um equilíbrio entre a orientação, o estabelecimento de regras e a liberdade para tomar as próprias decisões.

    ResponderEliminar
  9. Oi Rita, tudo bem?

    Primeiramente, devo começar elogiando seu post, que como todos os outros que tive o prazer de ler está muito bem escrito e fundamentado, coisa rara hoje em dia.
    A adolescência é realmente uma fase muito conturbada, sai desta fase faz puco tempo (ou acho que sai) e sei bem como é conviver com uma confusão de sentimentos e ideias que te deixam transtornado. É como um vendaval que nunca cessa, infelizmente... Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Adorei o seu post! Não sabia que a adolescência poderia durar até tão tarde!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Nossa, é por isso que ainda me sinto com 16 anos, tenho 21 rs.

    ResponderEliminar
  12. Menina, to na mesma dessa Aline ai kkkkkk!
    Eu to passando por mais mudanças agora do que na adolescencia!

    ResponderEliminar