quarta-feira, 31 de maio de 2017

Quando a boca silencia, o Corpo Fala!

A dor é a primeira manifestação do corpo como resposta a algo que não está bem. É um sinal de alerta, procurando-se o alivio imediato da dor, através do uso de medicamentos, como forma de a atenuar ou mascarar. E cada dor tem a sua história, sendo mais fácil falar através da mesma, do que falar no sintoma que lhe possa estar associado. Hoje em dia toda a dor é tratável, e não há dor que dispense um tratamento. 

Nas pessoas que apresentam maior dificuldade em expressar as suas emoções, a dor parece ser mais intensa, havendo um bloqueio da expressão afetiva. Na maioria das vezes, as dores físicas que sentimos têm algum tipo de relação com as emoções. 



A mente e o corpo trabalham constantemente em conjunto. Como se se tratassem de um só! São inúmeras as dores que estão associadas a fatores de ansiedade. Estudos comprovaram que a dor crônica não é apenas resultado de uma lesão física, mas que pode ocorrer devido ao stress. Por exemplo, as dores de cabeça têm uma estreita relação com o stress constante e outros fatores emocionais, entre outras dores em que não são encontradas quaisquer causas orgânicas!

LEMBREM-SE: A dor é sempre um sinal de alerta. 

E quando a boca silencia, o corpo fala! Uma emoção negativa não falada, será uma dor a ser sentida!

É preciso intervir, e não mascarar, porque o que não está resolvido tende a repetir-se.

6 comentários:

  1. Disse tudo viu, a dor é sempre um sinal de alerta, sejá ela fisica ou não!
    Muito importante seu post

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de ler os teus textos. Obrigada.
    Cátia

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez obrigada por todas estas partilhas, amo ler os teus artigos. Devemos sempre estar muito atentos... Pois quando existe uma dor, seja ela qual for ...devemos dar-lhe toda a importância. Irmos ao fundo , pois só assim se pode ter a ajuda de que se necessita. Nunca descartarmos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por seres a leitora mais atenta do meu blog 😊

    Sem ti,nada faria sentido 😚

    ResponderEliminar