Quem Sou Eu?

A Psicologia também tem um lado cor de rosa. 
Também há psicólogos que são bloggers
Também há psicólogos que são pais. 
Também há psicólogos que têm sonhos. 
Também há psicólogos que tropeçam e que têm de se saber levantar, porque do outro lado, há quem sempre espere, o nosso melhor.
Sabem porquê? Porque todos os psicólogos são Seres Humanos, como qualquer um de vós, como qualquer um de nós.


Antes de ser psicóloga, sempre existiu um lado pessoal que, continuo a ter sempre que saio das consultas. Sempre que deixo de auxiliar o outro posso voltar à minha própria realidade. São realidades distintas, que me ocupam tempos diferentes e que me fazem sentir coisas distintas. Somos os melhores ouvintes do Mundo e, guardamos em nós tantas e tantas histórias, sempre com uma missão - a de ajudar a pessoa que temos à nossa frente a fazer caminho, o melhor que ela souber, ou o melhor que se permitir a aprender, é para isso que estamos lá, sempre presentes!

A nossa experiência não nos permite ser tudo isto em contexto terapêutico, mas permite-nos usar de forma técnica tudo aquilo que somos de acordo com tudo aquilo que sabemos.
Psicólogo não chora? Claro que chora, na sua realidade, não na do outro.
Psicólogo não sente? Claro que sente, não através de um abraço profundo de contacto físico, mas através de um abraço que conforta pelas palavras.
Psicólogo só ouve? Não. Psicólogo possui escuta ativa, claramente, mas nos momentos certos, devolve as palavras certas, palavras essas, orientadoras, que confortam e que mostram o caminho.

Como começou todo este percurso?
Por entre sonhos de medicina, surgiu sempre uma necessidade maior. A de entender a realidade do outro, mais propriamente, o próprio funcionamento enquanto ser emocional, pensante e acima de tudo, individual. Atenta a uma realidade de profissões certas em pessoas erradas, o desejo de trilhar este caminho foi sendo cada vez maior, sempre com a máxima: "vou conseguir ajudar os outros, como tantos e tantos profissionais não foram capazes de o fazer comigo". Foi através de uma força mágica que encontrei dentro de casa, e à minha própria nascença, que este caminho se tornou possível, e aqui estou eu, pronta para ajudar, disponível para caminhar, sempre 






1 comentário:

  1. Olá Rita :) Boa noite
    também eu, tenho um fascínio por Psicologia. Foi a minha disciplina favorita no secundário. E ainda hoje me arrependo de não ter seguido.

    Beijinho <3
    https://mariamatrioska.blogspot.pt

    ResponderEliminar