quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Para o Psicólogo, tudo é mutável!


De acordo com um recente artigo de opinião, em Portugal existem problemas de saúde que, afetam uma em cada cinco pessoas, apresentando um impacto profundo e prejudicial na vida pessoal, familiar e profissional. Estes problemas representam uma realidade portuguesa, estando associados a problemas de saúde mental. Portugal é o segundo País da Europa com maior prevalência deste tipo de problemas na população, problemas estes que são responsáveis por cerca de 40% dos anos vividos com incapacidade e níveis significativos de sofrimento pessoal e familiar. Este tipo de problemas, não só interfere com a capacidade para a realização de tarefas, como também interfere nas relações pessoais e nos tempos livres, limitando a pessoa a vários níveis. Para além de diminuir e prevenir o sofrimento, o investimento num serviço de acompanhamento psicológico pode poupar milhões de euros, produzindo respostas benéficas na vida da população a curto, médio e longo prazo.

É importante referir que, aquilo que para muitos é visto como uma doença e algo imutável, para o psicólogo, as perturbações mentais não são vistas como doenças, mas sim como hábitos de vida que foram adquiridos ao longo de todo o processo de desenvolvimento do individuo e, que são vistos como inadequados. Para o psicólogo não existem imutabilidades. 

De acordo com o relatório que cita o primeiro estudo epidemiológico nacional de saúde mental divulgado em 2013, as perturbações psicológicas afetam mais de 1/5 da população portuguesa. Com os valores mais altos de prevalência anual, destacam-se as perturbações de ansiedade e as perturbações depressivas. Muitas têm sido as notícias que fazem referência a estes dados.



“A saúde mental é tão importante como a saúde física para o bem-estar dos indivíduos, das sociedades e dos países. Grande é o número de pessoas afetadas por perturbações mentais, em que muitas das quais, não recebem qualquer tipo de tratamento. Embora os sintomas das perturbações mentais variem consideravelmente, tais comportamentos caracterizam-se por uma combinação de ideias, emoções, comportamentos e relacionamentos desarmonizados com outras pessoas. Os genes e o meio ambiente estão envolvidos numa série de complexas interações, sendo responsáveis pelo desenvolvimento e evolução das perturbações mentais”.

Fonte: The World Health Report

Sem comentários:

Enviar um comentário