Nós humanos, nascemos, crescemos e vivemos numa imensidão de vinculos. Vinculos esses que dão sentido à nossa vida e que nos transformam pelas várias emoções que nos permitem sentir, sejam elas boas ou menos boas.
Somos Seres de ambientes vinculares, desde a 1ª infância até à terceira idade. Ao longo de todo este processo, encontramos dificuldades vinculares que precisamos de esclarecer/resolver para que possamos continuar a nossa caminhada.
Precisamos de ter coragem para atravessar o tunel. O tunel da psicoterapia. Para se ver luz, é preciso ter coragem de nele entrar. De se arriscar. De se exporem emoções. De se tocar nas amarguras e nas inumeras acidez sentidas ao longo daquela que tem sido a nossa caminhada. Mas é preciso ir. Vale tudo menos ficar parado. Vale tudo menos desistir. Ao longo da passagem pelo tunel, reconhecem-se padrões de comportamento, atitudes, pensamentos e sentimentos. Tudo é e será questionável. E é com a questão que tudo começa!
É no espaço psicoterapeutico, através de uma relação saudável entre um profissional qualificado e éticamente comprometido que vai começar essa viagem. Pode ser demorada, mas tudo começa com o primeiro passo, e quanto mais se adiar, mais se prolongará tudo. Desde o sofrimento ao não saber viver.
É através do vinculo terapeutico que todo este processo se torna favorável. E todo este processo precisa de disponibilidade. Disponibilidade para se aceder a um Eu que pode estar desse lado a precisar de ajuda. Estará disponivel? Antes de iniciar qualquer processo terapêutico, é deveras importante sentir/perceber qual é a resposta a esta pergunta!
Gostei muito do seu post! Esta pergunta que você deixou é bem difícil de responder rsrs!! A gente, na vida, tem a mania de achar que tudo deve ser rosas, né. A vida tem os desabores que também fazem parte dela e encará-la requer maturidade.
ResponderEliminarOlá Marli.
EliminarMuitas das vezes, a maturidade pode vir acompanhada da resposta "estou disponivel" :) é nesse momento que a psicoterapia fará todo o sentido :)
Oi
ResponderEliminarA vida nem é o que queremos, mas não importa. Pois são estes altos e baixos que nos ensinam, esta professora é a vids.
Bjo
Olá Joana,
EliminarDesde que esses altos e baixos não interfiram negativamente com o nosso bem-estar, tudo bem :)
Beijinho
Sempre me auto-analizo, procuro os motivos por trás dos meus pensamentos e ações (ou pela falta de), mas não me sinto preparada para conversar sobre isso, mesmo com um profissional.
ResponderEliminarOlá Madame Brasil,
EliminarPerante um profissional de saúde mental, essa ideia muitas vezes, rigida, com que se chega, desaparece passadas pouquissimas sessões :)
Beijinhos
Todos precisamos de ajuda, é preciso reconhecer e dar o primeiro passo! ótimo post!
ResponderEliminarReconhecer ou ser reconhecido por alguém significativo, é o primeiro passo :)
EliminarBeijinhos
Estou fazendo uma série de posts baseados nos problemas que eu mesma tenho atravessado por depressão e ansiedade. A terapia ou psicoterapia pode ser indigesta muitas vezes, mas é necessário para descobrir nosso caminho de volta para voltar a viver com qualidade. Muito bom post!
ResponderEliminarBjo.
A Psicoterapia pode ser "indigesta" mas não precisa de o ser. Para isso, é preciso conseguir perceber que o que foi vivido em anos não pode ser resolvido em dias, e por esse motivo, é preciso saber tocar nos pontos certos, nos momentos certos também :) e nós enquanto profissionais de saúde mental, sabemos fazê-lo :)
EliminarBeijinhos
Eu sou super adepta a psicoterapia, acho que quando o profissional é qualificado ele ajuda demais. O grande prroblema está em achar esses profissionais qualificados rs confesso que é a parte mais dificil e que as vezes até desanima rs
ResponderEliminarOlá Érica,
EliminarInfelizmente essas experiências menos positivas acontecem. Contudo, vale tudo menos desistir :) felizmente também existem bons profissionais, com amor a esta arte!
Beijinhos
Oi Rita, tudo bem?
ResponderEliminarAs mudanças são algo necessário para a nossa vida, não podemos nos prender a um caminho, a uma ideia, a um tipo de vida. Devemos nos libertar e experimentar os mais diversos caminhos e isto é algo realmente difícil de por em prática, mas é algo que venho tentando! Não conhecia a psicoterapia, muito legal o post!
Beijos!
Olá Alice,
EliminarMuitas das vezes, é necessária essa oritentação que parece estar ausente, e é aí que entra o profissional de saúde mental.
De acordo com o que escreve, dá para sentir que psicoterapia, para si, faz todo o sentido :)
Beijinhos
Oie, tudo bem? Acredito que grande parte das pessoas deveria fazer terapia. Querendo ou não sempre temos algumas situações ou sentimentos que não foram bem resolvidos. O ser humano é complexo e as vezes se perde em meio as situações do dia a dia. Beijos, Érika =^.^=
ResponderEliminarVerdade Érica.
EliminarO Ser humano é deveras complexo. E muitas vezes precisa de ser oritentado para conseguir elaborar caminho. E como o caminho se faz caminhando, importante é dar o primeiro passo.
Beijinhos
Oi. Adorei esse seu post e, na realidade é um processo muito longo até chegarmos à conclusão que realmente precisamos de ajuda e que estamos disponíveis para recebê-la. Tem gente que nunca chega lá, infelizmente e acaba por nunca receber essa ajuda, por mais que ela lhe seja dada...
ResponderEliminarBeijinhoBom
Magianaspalavrasbypaula.blogspot.pt
Verdade Paula.
EliminarInfelizmente, há muitas pessoas que não chegam a ter consciência deste processo de ajuda, e infelizmente também, há quem não se aperceba (à sua volta).
Olhares mais atentos fariam toda a diferença em tantas e tantas situações.
E a disponibilidade é, sem duvida, o caminho :)
Beijinho
Oba!um espaço dedicado a saúde? adoroooo
ResponderEliminarVerdade Elisangela :)
EliminarAinda bem que foi do seu agrado.
Beijinho e bem-vinda!
Oi, adorei o post.
ResponderEliminarjá fiz psicoterapia e pra mim funcionou muito bem sofre de Transtorno de ansiedade generalizada e repcisei me cuidar, uma das coisas foi fazer terapia, super me ajudou.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
OLá Helena,
EliminarAinda bem que aceitou fazer psicoterapia. Até mesmo quem não precisa, devia precisar :) Haverá sempre algo para resolver.
Beijinhos
Oi,
ResponderEliminarGostei muito do seu post.
Muitas vezes temos problemas que nós mesmos não conseguimos entender. E com a ajuda de um psicólogo conseguimos nos abrir e chegar ao final da questão.
Abrçs
Olá MArcia,
EliminarÉ mesmo aí que o papel do psicólogo é fundamental. Para um maior entendimento da questão que até determinada altura, parecia simples. No final, tudo fará sentido.
Beijinhos
Que texto lindo!
ResponderEliminarSuper me identifico com a parte "Para se ver luz, é preciso ter coragem de nele entrar". Tenho vontade de um dia fazer psicoterapia.
Olá Dri,
EliminarSe tem essa vontade e necessidade, para ver essa luzinha, só precisa de dar o primeiro passo. Boa sorte :)
Beijinhos
Eu sou adepta de psicoterapia e indico a todos. Sempre tive problema com depressão, personalidade forte e isso me atrapalhou na vida, no casamento. Ai resolvi fazer terapia individual e depois de casal e isso mudou minha vida, pois me fez enxergar o mundo com outros olhos. Hoje, consigo lidar com as situações e, principalmente, me conhecer, me aceitar...Sou extremamente grata pela minha Terapeuta.
ResponderEliminarÉ fantástico e é um orgulho o sucesso terapêutico desta profissão!
EliminarE são pessoas como a "Baú das Resenhas" que ajudam os outros a entender a importância da psicoterapia, uma vez que infelizmente, ainda há informação que chega distorcida aos demais.
Obrigada pelo seu comentário.
Beijinhos